Menu

3rd International Meeting: Papenburg, DE

Papenburg, Alemanha – 5 a 12 março

Diário da Equipa ERASMUS+

Dia 1 – segunda, 7 março

Willkommen in Deutschland!

Os nossos professores e alunos em mobilidade no projeto Erasmus+ foram muito bem recebidos na Gymnasium Papenburg Europaschule em Papenburg, Alemanha. Os alunos portugueses, italianos e irlandeses foram acolhidos pelos seus parceiros alemães e respetivas famílias no sábado à noite, após uma longa viagem de autocarro desde Dusseldorf.

Ontem, domingo, foi um dia dedicado à integração dos alunos nas famílias alemãs, tendo sido possível conhecer um pouco este local pitoresco da Baixa Saxónia. Papenburg é uma pequena cidade com cerca de 37 mil habitantes, situada nas margens do rio Ems. A construção desta região é quase toda feita em tijolo vermelho, incluindo os pavimentos das ruas que se entrecruzam com canais. Reinam a ordem, o silêncio, as bicicletas e os navios cruzeiro!

Nesta manhã de segunda-feira, fomos recebidos pela equipa Erasmus+ alemã e pelo diretor da escola e, de seguida, visitámos as instalações.

Num segundo momento, os nossos alunos puderam conhecer um pouco melhor os seus colegas irlandeses, alemães e italianos através de uma atividade que visava quebrar o gelo inicial. Para isso, foram desafiados a construir um barco, utilizando apenas 3 folhas de papel A4, fita-cola e cola. O barco teria de ser capaz de sustentar o peso do maior número possível de berlindes sem se afundar. Todos os grupos se saíram bem, tendo o grupo vencedor conseguido que o seu barco se afundasse apenas quando o 223º berlinde foi colocado a bordo. Temos futuros engenheiros navais entre nós!

De tarde, pudemos visitar a maior empresa da região – um enorme estaleiro, o Meyer-Werft, responsável pela construção de enormes navios cruzeiro. De facto, Papenburg é conhecida por este estaleiro e o seu trabalho realizado. Foi possível ver o navio cruzeiro Ovation of the Seas – o segundo maior do mundo – prestes a ser concluído e lançado ao mar. Aprendemos também sobre as diferentes fases da construção destes monstruosos navios e sobre a história do estaleiro Meyer-Werft.

Amanhã daremos, mais notícias!

Auf Wiedersehen!

foto1foto2

foto3 foto4

foto5 foto6

 


Dia 2 – terça, 8 março

Hallo! Alles gut?

O dia de hoje foi dedicado aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto MoM assim como à descoberta e exploração de novos materiais em contexto de laboratório.

Durante a primeira parte da manhã, os alunos dos quatro países apresentaram os vídeos que criaram para descrever os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. Desde lâmpadas inteligentes a tintas termocrómicas, os alunos exibiram os seus projetos a todos os membros do projeto.

Durante o resto do dia, dividiram-se os alunos em grupos de trabalho para realizarem experiências nos laboratórios a fim de prepararem a atividade final da semana, um Science Show, que se realizará na sexta-feira de manhã.

Amanhã daremos, mais notícias!

Tschüß!

1 

2

3     

4567

8910

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Diário da Equipa ERASMUS+

Dia 3 – quarta, 9 março

 Hallo! Guten Tag!

Hoje o dia foi passado em Bremen, uma grande cidade a cerca de 140 km de Papenburg. Durante a manhã, fizemos uma visita à Universidade de Bremen onde alunos e professores do projeto MoM se dividiram para visitar diferentes institutos dedicados à investigação e produção de materiais como sensores e microsensores, fibras e compósitos, aplicações com lasers entre outros. Cada grupo, na parte final da visita, reuniu com um investigador que, após uma curta preleção sobre o trabalho que estão a desenvolver, orientou os alunos na preparação de uma apresentação sobre o que aprenderam.

Após o almoço na cantina universitária (um espaço enorme para servir os seus 20 mil alunos), os porta-vozes de cada grupo passaram à apresentação do que aprenderam em cada instituto a fim de poderem partilhar com os restantes grupos.

Depois de nos dedicarmos à ciência e tecnologia, passamos ao momento cultural e civilizacional do dia. Chegados ao centro histórico de Bremen, foi possível ver alguns monumentos como a Câmara Municipal de Bremen – Rathaus – assim como a Catedral de São Pedro que datam dos séculos XVI e  XI, respetivamente. A praça central – Bremer Marktplatz – é rodeada de alguns edifícios cujas fachadas remontam ao século XVI.

Junto à catedral fica a famosa escultura dos Músicos de Bremen, dando corpo às personagens do conto dos Irmãos Grimm.

No final da visita a esta cidade comercial e industrial, regressamos a Papenburg de volta às famílias que nos acolhem.

Amanhã daremos, mais notícias!

Tschüß!

1 2 3 4 5 6 7 8 9

10

 


Diário da Equipa ERASMUS+

Dia 4 – quinta, 10 março

Guten Abend!

A manhã de hoje foi dedicada à preparação das experiências para o Science Show de amanhã, assim como os ensaios das mesmas no auditório da escola.

Após o almoço, fizemos uma curta viagem de autocarro até Von-Velen-Anlage, um museu a céu aberto. Nesta aldeia, aprendemos sobre as vidas dos primeiros colonos nesta região pantanosa que era bastante hostil. Estes colonos dependiam da recolha e produção de turfa – “Torfpütten” – que comercializavam via marítima com países como a Escócia, Dinamarca e Rússia.

A visita guiada terminou com a degustação de Buchweizenpfannkuchen na “Papenbörger Hus”, acompanhadas de chá. Buchweizenpfannkuchen, panquecas de trigo sarraceno, constituíam a base alimentar das famílias pobres que colhiam a turfa.

O dia terminou com o regresso à escola para o jantar de despedida que foi um momento de descontração e convívio entre todos os alunos e professores envolvidos no projeto. Foi possível visionar as fotografias de vários alunos, resumindo as atividades da semana. Num momento mais vibrante, a equipa portuguesa brilhou graças à partilha do vídeo criado pelo nosso aluno Roberto Figueiredo, numa homenagem sentida a todos os alunos envolvidos neste projeto.

Amanhã daremos, mais notícias!

Tschüß!