Menu

4th International Meeting: Pavullo nel Frignano, ITALY

Pavullo nel Frignano, Itália – 4 a 11 março

Diário da Equipa ERASMUS+

Benvenuti in Italia!

foto_di_gruppo

CHEGADA – sábado e domingo, 4-5 março – Fim de semana em família italiana

Rui e Francisca: Chega sábado, dia 4 de março, o dia da partida para Itália. Um longo dia nos esperou, com saída da Escola Secundária de Barcelinhos às 9h30, escala em Madrid e chegada a Pavullo nel Frignano apenas às 21h, onde fomos recebidos com todo o carinho pelas famílias que nos acolheram. O dia da família, dia 5 de março, cada um de nós ficou a cargo da família hospedeira. Uns visitaram a cidade de Modena e o museu Ferrari, outros a cidade de Bolonha ou até Florença. Um dia dedicado à visita, à exploração e descoberta deste país.

Catarina: A nossa viagem começou no sábado por volta das 9h da manhã na Escola Secundária de Barcelinhos onde fomos todos num autocarro para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde apanhamos o nosso primeiro voo em direção a Madrid e mais tarde para Bolonha. Após esta viagem longa e cansativa ainda tivemos uma hora de viagem para chegar a Pavullo Nell Frignano, a cidade italiana da escola parceria. Durante esta viagem estávamos todos bastante ansiosos e entusiasmados para conhecer ou reencontrar a nossa família de acolhimento. Depois das apresentações feitas fomos jantar com alguns estudantes italianos e os seus hóspedes. No domingo, dia 5 de março, a minha família de acolhimento decidiu ir para Florença. Na cidade fomos visitar os monumentos mais importantes como Palazzo Vecchio, Palácio Pitti, a Ponte velha, museu Uffizi entre outros. Nesta cidade, conhecida como a cidade do renascimento, vemos o valor e qualidade da arte italiana.

Roberto: No sábado, dia 4 de março, após chegar à escola italiana e travarmos conhecimento com a família de acolhimento, fomos jantar com um grupo de alunos do Erasmus num restaurante típico local, pudemos comer a comida mais típica de Itália, pizza! Foi também uma ótima experiência para perceber a relação entre as pessoas da cidade! Toda a gente se conhece! Foi uma experiência fantástica! Domingo, dia 5 de março, a minha família de acolhimento juntou-se com varias outras famílias para ir a Maranello com o intuito de visitar o museu da Ferrari. Após a visita ao museu fomos a um restaurante degustar “crescentina” e uma grande variedade de pratos típicos. Após o almoço fizemos uma visita à cidade de Modena tendo tido a oportunidade de conhecer todas as famílias e colegas.

Lara: No sábado chegamos à escola IIS Cavazzi por volta das 21h onde fomos muito bem recebidos tanto pelos professores como pelas famílias de acolhimento. Depois fomos jantar a um restaurante típico Italiano. No domingo de manhã fomos ao shopping a Modena onde almoçamos. Depois fomos a Verona onde visitamos um museu, a casa de Julieta do romance Romeu e Julieta e a arena de Verona e ficamos até anoitecer acabando por jantar lá.

José Pedro: Sábado, o dia da viagem começou cedo para a viagem até ao aeroporto e depois a viagem até Itália, chegamos à escola por volta das 22:00 horas onde fomos recebidos pelas famílias que nos iam acolher, depois das introduções eu fui jantar com a família, num restaurante típico da região onde jantei pratos típicos italianos, pizza e tortelonni e depois fomos para casa. No domingo tivemos que acordar cedo para ir até Maranello, onde se encontra o Museu da Ferrari, foi um grupo bastante numeroso com estudantes de todos os países envolvidos no projeto, finalizada a visita fomos almoçar num restaurante típico tendo degustado “crescentina” e “nhoco” frito, após o almoço fomos visitar Modena  onde passeamos pela cidade até ao anoitecer que foi quando voltamos a casa jantamos e fomos dormir porque no dia seguinte tínhamos um grande primeiro dia na escola.

Mariana: A nossa experiência de Erasmus começou no sábado, dia 4, com a chegada a Pavullo e receção pelas famílias. Após o encontro dirigimo-nos para casa, onde conseguimos finalmente descansar. Já no domingo, algumas das famílias foram visitar o museu Ferrari. O almoço foi feito em convívio com as várias famílias num restaurante local, onde ficamos a conhecer melhor a gastronomia regional. Antes de regressarmos às nossas casas, fizemos uma breve visita à cidade de Modena.

José Carlos: No sábado, depois de chegar à escola, em Pavullo, fomos apresentados às famílias de acolhimento e fui jantar a um restaurante com outros participantes do projeto Erasmus e depois fui para casa. No domingo de manhã, vários participantes do projeto juntaram-se e fomos visitar o museu da Ferrari em Maranello. Depois fomos almoçar “crescentina” que é um prato típico de Itália. De tarde, fomos até Modena, visitar a zona histórica da cidade.

Diogo: Chegamos à escola em Pavullo, no sábado por volta das 22h onde fomos muito bem recebidos. Depois jantamos num restaurante local e fomos a um bar local no centro da cidade. No domingo de manhã visitamos o museu da Ferrari em Maranello. Almoçamos uma típica comida da região nortenha, “crescentina”, num restaurante de uma aldeia local. À tarde fomos visitar o centro da cidade de Modena, uma cidade românica belissima.

Nuna: No sábado, a caminho de casa, paramos num restaurante local para provar a “verdadeira pizza“ italiana. No domingo, o dia começou cedo com destino a Bolonha. Visitamos as ruas da cidade e paramos para almoçar o que de mais italiano se pode almoçar: lasanha. O resto do dia foi passado no mesmo local a conhecer a história da cidade.

3 5 8 9

 20170305_113922 20170305_122037 20170305_161256 20170305_162339

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA 1 – segunda, 6 março – Rui e Francisca:

No primeiro dia de escola, segunda-feira, dia 6 de março, começamos com as apresentações, diretor, representante dos pais e todos os professores participantes, bem como todos os trabalhos preparados pelos alunos desde a mobilidade da Alemanha de 05 a 12 de março de 2016. De seguida tivemos uma atividade de icebreaking que consistia em estimar o número de esparguetes em cada embalagem de 500g. Durante a tarde, depois de uma outra atividade sobre polímeros superabsorventes, em que testamos qual líquido seria melhor absorvido pela esfera desse material, assistimos a um webinar dado pela empresa PowerFilmSolar onde aprendemos sobre o uso de painéis flexíveis na produção de energia solar. Atividades estas que fizeram com que adquiríssemos muitos conhecimentos sobre diferentes tipos de materiais na área das novas tecnologias.

20170306_081948 20170306_104554 20170306_105452 20170306_105536 20170306_142636 20170307_103758

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA 2 – terça, 7 março – Roberto e Catarina:

Na terça feira, dia 7 de março saímos da escola às 05:30 em direção a Génova numa viagem de 5 horas. Após chegarmos ao IIT (Instituto Italiano de Tecnologia), fomos divididos em dois grupos, um para a visita à robótica e o outro para a “nanoscience”. Em robótica tivemos a oportunidade de ver o robô “Walkman” desenvolvido com o objetivo de simular a mobilidade dos humanos. Tivemos também a oportunidade de conhecer o “IQ”, robô quadrúpede capaz de simular o comportamento de um animal, foi impressionante ver toda a tecnologia utilizada e o quanto esta tem evoluído através da demonstração de um “simples” robô. Por fim, tivemos também a oportunidade de ver a interação do iCube com humanos, robô que imita uma criança sendo capaz de identificar objetos e realizar tarefas autónomas. Foram excelentes demonstrações do quão avançado o mundo da tecnologia e da robótica visando o desenvolvimento de androides, está! O grupo que visitou a nanociência, começou a visita com um grupo de investigadores a falar sobre plásticos biodegradáveis, polímeros e tecidos super-hidrofóbicos e super-absorventes. Após esta mostra, vimos microscópios que estão a ser desenvolvidos e aperfeiçoados com o objetivo de resolver o problema da distância entre as partículas para melhorar a observação microscópica de uma forma geral, desenvolvendo novas formas de iluminação. Para terminar a visita, vimos a parte da investigação química, tendo-nos sido mostrados os laboratórios e explicadas algumas das suas investigações sobre a identificação de novos princípios ativos e a sua futura implementação em eventuais medicamentos, tudo nos foi mostrado de uma forma sucinta e apelativa, tendo ficado a par das últimas novidades ao nível da investigação científica tendo sido extremamente proveitosa e esclarecedora.

Após esta visita ao IIT, seguimos para o centro de Génova onde almoçamos num restaurante com vista para o porto antigo de Génova. No final do almoço seguiu-se a visita ao aquário de Génova, onde pudemos ver uma amostragem da biodiversidade marinha e eventual perigo de extinção de certas espécies contemplando a relevância de assumirmos comportamentos que permitam garantir a sustentabilidade na Terra. Este tempo serviu também para convivermos.

46 54

20170307_151855 20170307_130421 20170307_130712 20170307_151427-PANO 20170307_151855 20170307_161946 20170307_163759 20170307_170558 20170307_171520

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA 3 – quarta, 8 março – Lara e José Pedro:

A escola começou as 8:00h com a professora Annamaria a dar indicações sobre como iria decorrer o dia sobre o que íamos visitar e as atividades científicas que iríamos fazer.

Começamos as experiências às 8:30h e terminaram as 13:25h tendo um intervalo às 10:50h para coffee break. As experiências foram muito produtivas e bastante educativas.

Depois do almoço fomos ao castelo de Montecuccolo onde tivemos uma visita guiada em que os guias usaram trajes tradicionais da época e aprendemos mais sobre a história da família que lá habitava sendo muito interessante conhecer os antigos costumes italianos. Depois fomos à Câmara municipal onde fomos recebidos pelo Presidente da câmara que fez um discurso e entregou algumas lembranças aos professores responsáveis fazendo-nos sentir lisonjeados pelo reconhecimento da relevância deste tipo de projeto e pelo trabalho desenvolvido.

Depois voltamos para casa.

20170308_122258 20170308_144412 20170308_170351 20170308_172946 20170308_174014 156 157 165 168 170

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA 4 – quinta, 9 março – Mariana e José Carlos

Às 8:00 de quinta-feira, começamos com uma palestra, através do Skype, com os criadores do Felfil, que nos apresentaram o seu projeto que tem novas e interessantes aplicações para makers. Depois partimos para Piane di Lama Mocogno, onde fizemos uma longa caminhada, conhecendo melhor a região e apreciando a bela paisagem italiana, com magníficas montanhas cobertas de neve.

O almoço foi feito num restaurante no mesmo local. O final de almoço foi passado cheio de diversão, em intenso convívio com participantes de todos os países.

O regresso à escola foi rápido. O resto da tarde foi passado de forma relaxada em Pavullo a conversar, trocar impressões e fazer novas amizades, regressando mais tarde às nossas casas.

20170310_094623 20170310_101514 171 20170309_110727 20170309_133716 20170309_135149 20170310_094623 20170310_101514

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA 5 – sexta, 10 março – Nuna e Diogo

A manhã de sexta-feira foi passada na escola a realizar as últimas atividades da semana: “Self-Folding Materials”, “Eco-Alternative to Disposable Plastic Plates” e “Optical Active Materials”. Assim, foram este tipo de  desafios que proporcionaram uma maior proximidade entre todos e claro, um maior conhecimento na área da nanotecnologia e dos novos materiais.

Após o almoço, respondemos a um questionário sobre o projeto.

À noite tivemos o jantar de despedida com uma grande diversidade de comida típica da Itália com uma ambiente muito animado e que foi sempre pautado pela salutar confraternização entre gerações dos países parceiros do projeto.

20170310_101418 20170310_141113 20170310_152429 20170310_152956 20170310_153357 20170310_214551 20170310_223703 20170310_223746 20170310_223922 20170310_224139 IMG-20170310-WA0023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTIDA – sábado, 11 março – Prof.ª Carminda Torre e Prof. Rui Baptista

Todos chegaram à escola às 07h30m para as despedidas antes do regresso a Portugal. Deixamos a escola por volta das 8h e fizemos uma viagem de autocarro de cerca de 1h até ao aeroporto de Bolonha. No aeroporto fizemos as despedidas finais dos colegas irlandeses e alemães e retornamos a Portugal num voo de Bolonha para o Porto tendo feito uma curta escala em Madrid que aproveitamos para almoçar e conviver fazendo simultaneamente um balanço extremamente positivo da semana intensiva mas muito enriquecedora que agora estava a terminar. Chegamos ao aeroporto do Porto por volta das 17h e após a recolha das bagagens regressamos de autocarro à nossa escola onde as nossas famílias nos aguardavam cheias de saudades nossas mas cientes de quão válida e enriquecedora tinha sido esta experiência ímpar.

Um grande obrigado a todos e até sempre!

20170311_073036 20170311_075249 20170311_095824 20170311_173400